Atendimentos

– Serviço de Avaliação 

Realizar triagem para avaliar o grau de incapacidade e expectativa do usuário a fim de oferecer serviço adequado. A avaliação multiprofissional do desenvolvimento global do usuário e desenvolvimento funcional da visão que consiste na avaliação das respostas comportamentais frente a estímulos e atividades de vida diária para dimensionar o grau da perda visual e o uso da visão residual com a adaptação de recursos ópticos e não ópticos.

– Serviço de Reabilitação Visual (inclui a Orientação Familiar e Apoio à Inclusão Social) 

Empoderar a família das pessoas com deficiência visual através das orientações e treinamentos sobre a estimulação, visando adequado desenvolvimento neuropsicomotor da criança e reestabelecimento funcional dos adultos. O atendimento multiprofissional consiste no desenvolvimento de habilidades para a execução de atividades de vida diária e estimulação para favorecer o desenvolvimento global do usuário.

Dispensação de Recursos Ópticos

Dispensação de recursos ópticos prescrito pelo médico oftalmologista da unidade, a execução deste serviço está condicionada a disponibilidade de recursos.

– Tecnologia da Informação de Comunicação aplicada

Empoderamento dos deficientes visuais através de formação e desenvolvimento em comunicação.

– Tecnologia da Informação de Comunicação aplicada

empoderamento dos deficientes visuais através de formação e desenvolvimento em comunicação. 

Apoio à Educação

Orientação e capacitação para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual através da orientação familiar, encaminhamento ao serviço de educação e capacitação/sensibilização dos profissionais para atender deficientes visuais.  

– Apoio ao Trabalho

Orientação e encaminhamento dos deficientes visuais para o mercado de trabalho e capacitação/sensibilização das empresas para inclusão dos deficientes visuais no ambiente de trabalho.

Ações culturais, recreativas e de lazer

Promover as vivências culturais, esportivas e de lazer aos deficientes visuais e criar ambiente inclusivo de convívio entre pessoas com e sem deficiência; capacitação/sensibilização dos profissionais que promovem ações culturais e esportivas para inclusão de deficientes visuais.

Programa de formação de profissionais e modelo de serviço para difusão de serviços de atendimento às pessoas com deficiência visual.