Atendimentos
– Serviço de Avaliação
Realizar triagem para avaliar o grau de incapacidade e expectativa do usuário a fim de oferecer serviço adequado. A avaliação multiprofissional do desenvolvimento global do usuário e desenvolvimento funcional da visão que consiste na avaliação das respostas comportamentais frente a estímulos e atividades de vida diária para dimensionar o grau da perda visual e o uso da visão residual com a adaptação de recursos ópticos e não ópticos.
– Serviço de Reabilitação Visual (inclui a Orientação Familiar e Apoio à Inclusão Social)
Empoderar a família das pessoas com deficiência visual através das orientações e treinamentos sobre a estimulação, visando adequado desenvolvimento neuropsicomotor da criança e reestabelecimento funcional dos adultos. O atendimento multiprofissional consiste no desenvolvimento de habilidades para a execução de atividades de vida diária e estimulação para favorecer o desenvolvimento global do usuário.
– Dispensação de Recursos Ópticos
Dispensação de recursos ópticos prescrito pelo médico oftalmologista da unidade, a execução deste serviço está condicionada a disponibilidade de recursos.
– Tecnologia da Informação de Comunicação aplicada
Empoderamento dos deficientes visuais através de formação e desenvolvimento em comunicação.
– Tecnologia da Informação de Comunicação aplicada
empoderamento dos deficientes visuais através de formação e desenvolvimento em comunicação.
– Apoio à Educação
Orientação e capacitação para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual através da orientação familiar, encaminhamento ao serviço de educação e capacitação/sensibilização dos profissionais para atender deficientes visuais.
– Apoio ao Trabalho
Orientação e encaminhamento dos deficientes visuais para o mercado de trabalho e capacitação/sensibilização das empresas para inclusão dos deficientes visuais no ambiente de trabalho.
– Ações culturais, recreativas e de lazer
Promover as vivências culturais, esportivas e de lazer aos deficientes visuais e criar ambiente inclusivo de convívio entre pessoas com e sem deficiência; capacitação/sensibilização dos profissionais que promovem ações culturais e esportivas para inclusão de deficientes visuais.
Programa de formação de profissionais e modelo de serviço para difusão de serviços de atendimento às pessoas com deficiência visual.